Bárbara Gusmão
Clique aqui para ler o livro ou aqui para ler um resumo.

Aplicando a definição de Aristóteles à Electra, de Eurípedes, temos a traição de Clitemnestra e o assassinato de Agamêmnon retratando a paixão humana – que leva os seres humanos a portarem-se de violência e irracionalidade, ignorando as leis humanas ou divinas que organizavam a vida.

Os conflitos resultantes da paixão e tais atos são retratados pelas condições em que se encontravam Electra (que fora obrigada pelos assassinos de seu pai a se casar com um camponês, estando em situação humilhante e pobremente vestida, lamentando a morte de Agamêmnon e sentindo-se abandonada pelos deuses) e Orestes (que assiste às lamentações de Electra escondido e logo se passando por um amigo dele próprio, ela conta-lhe a situação atual e recebe a hospitalidade do camponês, marido da irmã) e pela vingança planejada por eles, a morte de Egisto e de Clitemnestra.

Apresenta, então, personagens nobres e heroicas como deuses e semideuses (apesar de possuírem menos relevância, diminuição qualitativa das ações divinas nas peças de Eurípedes) representados pelos Dióscuros e Pólux, que ordenam a Orestes casar Electra com Pílades e deixar Argos, avisando-o que será perseguido, devendo submeter-se ao tribunal em Atenas e que Apolo considera-se culpado. Orestes e Electra se despedem.
5 Responses
  1. Muito legal o seu comentário a respeito do livro. "Electra" nos faz refletir sobre a paixão e as loucuras que uma pessoa pode fazer por ela.


  2. Unknown Says:

    A paixão que Electra tinha pelo pai é semelhante a que Édipo tinha por Jocasta, tanto até que a versão feminina do Complexo de Édipo é o Complexo de Electra.


  3. Raudeiza Says:

    Electra retrata a tragédia grega de forma simples e desperta a emoção do leitor com a sucessão de fatos impactantes... Adorei seu comentário!!


  4. Realmente incrível essa tragédia,no começo quando li não entendi muito bem,mas depois eu pude ver até onde vai o amor que os filhos tinham pelo pai assassinado pela própria mãe...Coisa de louco,quem não leu precisa ler para desembaraçar e entender...


  5. Praticamente toda essa família sofreu o mal da vingança, elemento principal de grande parte das tragédias dessa época.


Postar um comentário

Obrigada pela visita!