Bárbara Gusmão

“Motivo” de Cecília Meireles

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.


Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.


Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.


Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.

Tema: Transitoriedade em tudo – na vida e nas coisas.

Tese: O “eu” lírico se refere à subjetividade, intimidade e descrição dos sentimentos; percebemos com facilidade as características na poesia de Cecília como a naturalidade com que coloca em palavras a passagem do tempo, a transitoriedade da vida e dos objetos, utilizando de uma linguagem sensorial, intuitiva e o tom melancólico com que descreve um conflito interior. “Motivo” pode denotar a motivação do “eu” lírico para continuar vivendo, contentando-se em ser apenas poeta, apesar de não ser exatamente feliz ou triste; dando importância ao presente, ao agora e ao que edificamos na terra, desvalorizando as coisas passageiras – porque não devemos ficar presos a elas, já que, assim como a nossa existência, elas passam.

7 Responses
  1. Cecília Meireles dispensa comentários, além de ser uma poetisa maravilhosa,essa breve tese, clareou bastante e ajudou a deixar mais completo o que realmente o poema quis dizer. Muito legal,parabéns !!!


  2. Mariana Ban Says:

    Adorei as inferências que você fez sobre esse texto que eu gosto tanto! Cecília é maravilhosa e é sempre muito bom quando eu me deparo com "ela" e melhor ainda é ver o seu crescimento como aluna e como pessoa. Muito bom!

    Mariana - UFPE.


  3. Unknown Says:

    Ainda bem que não sou desse jeito que Cecília era, são coisas tão tristes, que parecem que nos tiram a alegria de viver.


  4. Lindo esse poema, e o que chama atenção é que ela se contenta em ser somente poeta, não importando seu estado de espírito.


  5. Cecília é maravilhosa com as palavras, né? Sempre tratando os assuntos com muita delicadeza e ao mesmo tempo com intensidade. É um poema belíssimo e com uma profundidade... Adorei!


  6. Sempre bonitas as poesias de Cecília Meireles, sua melancolia e realismo tratam bem a efemeridade das coisas.


  7. Quando o assunto é melancolia Cecília tira de letra . haha . Poema legal , apesar desse tom depressivo.


Postar um comentário

Obrigada pela visita!