Bárbara Gusmão
Composição: N.Siqueira / E. Neves

Um amor assim delicado
Você pega e despreza
Não devia ter despertado
Ajoelha e não reza

Dessa coisa que mete medo
Pela sua grandeza
Não sou o único culpado
Disso eu tenho a certeza

Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora, me diga onde eu vou
Senhora, serpente, princesa

Um amor assim violento
Quando torna-se mágoa
É o avesso de um sentimento
Oceano sem água

Ondas, desejos de vingança
Nessa desnatureza
Batem forte sem esperança
Contra a tua dureza

Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora, me diga onde eu vou
Senhora, serpente, princesa

Um amor assim delicado
Nenhum homem daria
Talvez tenha sido pecado
Apostar na alegria

Você pensa que eu tenho tudo
E vazio me deixa
Mas Deus não quer que eu fique mudo
E eu te grito esta queixa

Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora, me diga onde eu vou
Amiga, me diga...

***

Em “Queixa” é possível observar a semelhança com a Cantiga de Amor do trovadorismo da Idade Média através de características como a vassalagem amorosa, o amor impossível e o sofrimento amoroso. São notáveis os sentimentos de amor, rejeição e veneração transmitidos pelo eu-lírico masculino ao expor seu sofrimento por não ser correspondido pela mulher amada que é vista como um ser inatingível.

10 Responses
  1. Luciana Says:

    Ei, Bárbara.. Eu adooooro essa música... Vc já conhecia ela?? Bjo


  2. Este comentário foi removido pelo autor.

  3. Muito boa mesmo essa canção! Dá até vontade de "queixar" uma paixão! rsrsrs brincadeira! Sua análise ficou muito boa também! Ah, seu blog está maravilhoso, Bah!!!


  4. Unknown Says:

    Percebe-se mesmo as queixas do homem que ela o despreza, envenenou, arrasou... E como ele a coloca como inatingível, chamando-a de princesa. Boa análise Bá!


  5. Nossa, que amor avassalador hein??? hehe ' A análise ficou ótima! Realmente, o cara estava apaixonado... =D E parabéns pelo blog, Bah! Tá lindo!


  6. Luciana: já tinha ouvido, sim, Lu! Mas não pensando-a como cantiga de amor, hehe...

    Elson: Né? É um sofrimento bonito, na canção...

    Léo: São duas faces, ao mesmo tempo em que é "princesa" é a cruel que o rejeita. Achei o máximo! hahahaha

    Nanda: Apaixonado e rejeitado, né? haha Obrigada!

    Obrigada por comentar, Galerinha!


  7. ALINE Says:

    Linda mesmo a música!Apesar de demonstrar um certo sofrimento, a letra da musica é encantadora. A sua análise também ficou ótima!


  8. Valdilene Says:

    Amei seu blog, muito bonito. A música representa um eu lirico masculino que idealiza a sua amada e a ver como um ser inatingível.


  9. muito legal a análise... gostei muito , percebe-se muito bem a dor e o sofrimento do eu poético que se queixa por não ser correspondido por sua amada.


  10. Muito linda esta musica e é perceptível as características de canção de amor.Muito bem Bárbara pela sua análise.


Postar um comentário

Obrigada pela visita!